O governo federal anunciou nesta quarta-feira, 16 de outubro de 2024, que o horário de verão não vai voltar em 2024. A decisão foi anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após se reunir com representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Saiba tudo sobre a decisão do governo e se há possibilidade do horário de verão voltar em outros anos. Continue a leitura!
Vai ter horário de verão em 2024?
Não vai ter horário de verão em 2024. O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (16), que adotar o horário de verão este ano traria um custo-benefício muito pequeno. Isso porque, se aprovado, o horário de verão só começaria em meados de novembro e o seu pico é entre os meses de outubro e novembro, até meados de dezembro.
“O pico do custo-benefício do horário de verão é nos meses de outubro e novembro, até meados de dezembro. Se nossa posição fosse decretar o horário de verão agora, usufruiríamos muito pouco desse pico, porque teríamos que fazer um planejamento mínimo para os setores poderem se adaptar. Conseguiríamos entrar com isso só em meados de novembro e o custo-benefício seria muito pequeno”, informou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
É verdade que vai ter horário de verão?
Não é verdade que vai ter horário de verão em 2024. O governo federal anunciou que, neste ano, o horário convencional será mantido em todo o país. “Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão”, declarou Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.
LEIA TAMBÉM:
Vai ter horário de verão em 2025?
Há possibilidade de ter horário de verão em 2025, porém, o governo federal ainda vai avaliar a volta dessa política, após o término do verão de 2024.
“Temos a segurança energética assegurada. É o início de um processo de restabelecimento da nossa condição hídrica ainda muito modesto, mas temos condições de chegar, depois do verão, em condição de avaliar a volta desta política [para o verão de 2025/2026]”, informou o ministro Alexandre Silveira.
Como é que ficou o horário de verão?
Não vai ter horário de verão em 2024. Ele foi extinto em 2019 e, desde então, não foi adotado novamente no Brasil.
“É importante que essa política seja sempre considerada. [O horário de verão] não pode ser fruto de uma avaliação apenas dogmática ou de cunho político, pois tem reflexos tanto positivos quanto negativos no setor elétrico e na economia [em geral], devendo estar sempre na mesa”, destacou o ministro Alexandre Silveira.
Como era o horário de verão no Brasil?
O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, mas sua adoção se tornou regular somente a partir de 1985, quando os relógios passaram a ser adiantados em uma hora todos os anos. Em 2019, a política do horário de verão foi extinta e não vai retornar em 2024.
Por que o horário de verão foi cancelado?
O horário de verão foi extinto em 2019 com a justificativa de que ele gerava uma economia de energia relativamente baixa e que poderia causar desgastes na saúde da população com a alteração. Em 2024, o governo justificou que tem a segurança energética assegurada e que adotar o horário de verão traria um custo-benefício muito pequeno.