A Neon enviou um novo comunicado aos seus clientes na noite desta sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025, informando que outros dados pessoais foram acessados de forma indevida, incluindo dados financeiros da conta.
No último sábado, 15 de fevereiro, a Neon havia divulgado aos seus clientes que os dados pessoais, como nome, CPF, telefone, e-mail, nome do pai e nome da mãe, foram indevidamente copiados. Porém, nesta sexta-feira (21), a fintech informou que criminosos tiveram acesso a outras informações, como versão do app da Neon, modelo do celular, renda, limites de crédito e pagamento, saldo e número da conta.
A Neon disse que identificou acesso a dados pessoais dos seus clientes das seguintes categorias:
- dados cadastrais de identificação pessoal, como nome, CPF, telefone, e-mail, filiação, endereço, data de nascimento, foto de identificação e do documento;
- dados de uso do sistema, como versão de app da Neon e modelo do celular;
- dados financeiros, como renda, limites de crédito e pagamento, saldo e número da conta.
Neon não identificou divulgação pública dos dados
No e-mail enviado a seus clientes, a Neon afirmou que não identificou a divulgação pública dos dados pessoais impactados. Disse ainda que acionou os protocolos de segurança e adotou as medidas necessárias para impedir novos acessos indevidos.
“A Neon verificou que o acesso ocorreu mediante exploração da credencial de sistema interno atribuída a um parceiro, com a utilização de técnicas avançadas. A Neon também acionou os protocolos de segurança cibernética e adotou as medidas necessárias para impedir novos acessos indevidos e está realizando o monitoramento constante das redes, sendo que, até o momento, não identificou a divulgação pública dos dados pessoais impactados”, informou a Neon por e-mail.
A fintech garantiu que as equipes continuam a investigar o corrido e que está “adotando todas as medidas necessárias para garantir a proteção” dos dados pessoais dos clientes.
“É importante destacar que os fatos ocorridos não permitem acesso a sua conta e nem possibilita a realização de transações. Reforçamos que sua conta permanece segura: nenhuma ação é necessária em relação a sua conta”, afirmou a Neon por e-mail.
Comunicação individualizada
Em comunicado via e-mail, a Neon afirmou que a comunicação foi realizada após “análise detalhada do ocorrido, que tornou possível informar com mais precisão quais os dados impactados a cada um de seus clientes de maneira individualizadas”.
“Alertamos para que redobre atenção a possíveis comunicações suspeitas, especialmente que demandem o acesso a links, a realização do download de arquivos e que solicitem qualquer providência com urgência”, concluiu.
Em caso de dúvidas, a Neon orienta os clientes a entrarem em contato com a equipe de suporte pelo próprio aplicativo da fintech.