A frase mais escrita na rede social nesta sexta-feira, 30 de agosto de 2024, é “Derrubaram o X”. É que o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão do antigo Twitter no Brasil. O acesso à rede social deve ser bloqueado até este sábado, 31 de agosto de 2024. A Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com a decisão do ministro.
A decisão foi tomada pelo ministro após Elon Musk, dono da rede social, não cumprir com a decisão de nomear um representante do X no Brasil. A notificação foi encaminhada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que o órgão corte o acesso à rede social em até 24 horas.
Ainda segundo a decisão de Moraes, o Google e a Apple terão 5 dias para tirar a rede social da loja de aplicativos dos aparelhos. Continue a leitura para entender toda a briga entre Alexandre de Moraes e Elon Musk.
Derrubaram o X: o que aconteceu com o antigo Twitter no Brasil?
O X será suspenso no Brasil, após decisão do ministro Alexandre de Moraes. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem até sábado, 31 de agosto de 2024, para cortar o acesso à rede social no país.
Cabe à Anatel notificar as operadoras de internet para bloquear o acesso dos usuários ao X. Elas podem impedir o acesso à rede social tanto pelo navegador quanto o que é armazenado nos dispositivos móveis. Por questões técnicas, o bloqueio não deve ser imediato.
Por que o Alexandre de Moraes mandou suspender o X no Brasil?
O ministro Alexandre de Moraes mandou suspender o X no Brasil após Elon Musk não respeitar a decisão de nomear uma pessoa responsável pela rede social no país. Na quarta-feira, 28 de agosto de 2024, Moraes deu 24 horas para o dono do X atender a essa determinação. O prazo acabou na quinta-feira, 29 de agosto de 2024, e a empresa disse que não respeitaria uma “ordem ilegal”.
Em seu texto, Alexandre de Moraes disse que a decisão veio após a empresa agir “para instituir um ambiente de total impunidade e ‘terra sem lei’ nas redes sociais brasileiras”. Segundo o ministro, o X tem sido usado para disseminar discursos de ódio e racistas em massa, e o fato da rede social não se adequar às determinações judiciais levou à necessidade de suspensão.
O X também não cumpriu com a determinação de retirar do ar perfis que divulgaram informações falsas e ataques contra instituições democráticas, infringindo as leis brasileiras. Moraes chegou a aplicar multas que somam R$ 18 milhões, mas não foram pagas.
“O maior acionista da Twitter International Unlimited Company, Elon Musk, demonstrou seu total desrespeito à soberania brasileira e, em especial, ao Poder Judiciário, colocando-se como um verdadeiro ente supranacional, imune às legislações de cada país”, disse o ministro na decisão.
Elon Musk fechou o escritório do X no Brasil
Em resposta às decisões de Alexandre de Moraes contra o X, Elon Musk fechou o escritório no Brasil em 17 de agosto de 2024. Na época, o maior acionista da rede social alegou que o ministro ameaçou prender a então representante legal da empresa no Brasil. Todos os funcionários foram desligados.
Segundo o X, as ordens judiciais de Moraes pediam a prisão da então responsável pelo escritório da rede social no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, caso a empresa não respeitasse suas decisões. Vale destacar que as ordens judiciais do ministro Alexandre de Moraes em relação ao X estão em sigilo de Justiça e não se tornaram públicas.
LEIA TAMBÉM:
Quem acessar o X com VPN poderá ser multado
O ministro Alexandre de Moraes colocou em sua decisão de suspender o X no Brasil a aplicação de uma multa diária de R$ 50 mil a qualquer empresa ou pessoa que acessar o X com o uso de VPNs, por exemplo.
‘Derrubaram o X’ está nos trending topics
Na rede social de Elon Musk, a frase “derrubaram o X” é a mais falada pelos brasileiros. Os usuários têm repercutido a suspensão da rede no país. Algumas mensagens são favoráveis à decisão de Alexandre de Moraes e outras são fazendo críticas ao ministro.
“Estou esperando sair o enterro. Anatel vai ser notificada. Derrubaram o X. F*a-se. Vai Xandão”, disse um usuário.
“Derrubaram o X e eu queria agradecer a todos que aguentaram meus surtos em forma de tweet, foi incrível”, comentou uma mulher.
“Derrubaram o X , a censura começou.. o Brasil não corre o mínimo risco de dar certo”, escreveu uma usuária.