Quem usa o veículo para trabalhar ou estudar viu as despesas aumentarem com os constantes reajustes dos preços dos combustíveis. Dessa forma, a busca por economizar combustível virou regra para muitos.
Você é daquelas pessoas que está pensando em deixar o carro ou a moto na garagem e usar outro meio de transporte? Essa pode ser uma boa escolha. Contudo, trouxemos 7 dicas para economizar combustível, caso deixar o veículo de lado não seja uma opção para você. Então, continue a leitura e saiba como evitar o alto consumo de gasolina ou etanol!
- Qual a melhor maneira de economizar combustível?
- 1. Use a marcha certa, mantendo a rotação do motor entre 2 mil e 5 mil rpm
- 2. Mantenha os pneus calibrados para evitar que o motor faça mais força
- 3. Não deixe itens desnecessários no porta-malas para evitar que o veículo fique pesado
- 4. Evite o uso do ar-condicionado na cidade ou utilize em temperaturas mais amenas
- 5. Se possível, ande com as janelas fechadas nas estradas
- 6. Não pise fundo no acelerador para não consumir tanto combustível
- 7. Mantenha a manutenção do veículo em dia
- Qual a velocidade que mais economiza combustível?
- O que gasta mais combustível: andar rápido ou devagar?
- Lembre-se de abastecer em posto de combustível confiável
Qual a melhor maneira de economizar combustível?
1. Use a marcha certa, mantendo a rotação do motor entre 2 mil e 5 mil rpm
Se o seu veículo é manual, atente-se ao uso correto da marcha. Esse é um passo importante para garantir mais autonomia do carro ou moto e economizar combustível. O ideal é que você siga a luz indicadora da troca de marchas — se houver — ou manter a rotação do motor entre 2.000 e 2.500 rpm.
2. Mantenha os pneus calibrados para evitar que o motor faça mais força
Manter os pneus calibrados é um passo importantíssimo para economizar combustível. Isso porque se os pneus estiverem vazios, consequentemente, o motor fará mais força e o seu veículo gastará mais combustível. Dessa forma, mantenha a calibragem da forma como está no manual do carro ou da moto.
3. Não deixe itens desnecessários no porta-malas para evitar que o veículo fique pesado
Muitas pessoas resolvem fazer do porta-malas do carro ou do baú da moto um local para guardar bugigangas, sem necessidade. Saiba que isso afeta no consumo de gasolina ou etanol. Para economizar combustível, o seu veículo precisa estar o mais leve possível para não forçar tanto o motor.
4. Evite o uso do ar-condicionado na cidade ou utilize em temperaturas mais amenas
O uso do ar-condicionado na cidade é um dos vilões. Ele recebe energia do motor para poder funcionar, o que faz gastar mais combustível. Contudo, tem dias em que o calor está excessivo e passa a ser inviável não usar o ar-condicionado no carro. Então, para economizar combustível em situações assim, tente usar o equipamento em temperaturas mais amenas, pois, quanto mais baixa ela for, mais gastos você terá.
5. Se possível, ande com as janelas fechadas nas estradas
Se você vai viajar, use o ar-condicionado para economizar combustível. Isso porque, nas estradas, a tendência é de que o veículo ande em velocidade mais alta. Dessa forma, com as janelas abertas, o vento cria uma resistência contrária e, consequentemente, força mais o motor.
6. Não pise fundo no acelerador para não consumir tanto combustível
Quanto mais fundo pisar no acelerador, maior será o consumo de combustível. Por isso, não vá com muita vontade ao pedal. O ideal é usar até 20% do cursor.
7. Mantenha a manutenção do veículo em dia
Manter a manutenção do veículo em dia é de suma importância para economizar combustível. Portanto, faça revisões constantes, principalmente nas velas, bobinas, cabos e filtros de combustível e ar.
Qual a velocidade que mais economiza combustível?
Manter o veículo em uma velocidade média entre 40 e 70 km/h em uma estrada plana, usando a marcha correta, geralmente a 5ª, vai ajudar a economizar mais combustível. Quanto menos fundo pisar no acelerador, melhor.
LEIA TAMBÉM:
O que gasta mais combustível: andar rápido ou devagar?
Quanto mais rápido andar com o veículo, mais combustível ele vai gastar. Isso porque mais da metade da energia que o carro usa é para vencer a resistência do ar e do movimento. Portanto, velocidades mais altas podem consumir até 30% a mais de combustível.
Lembre-se de abastecer em posto de combustível confiável
A mudança de hábitos é um fator importante para economizar combustível. Porém, abastecer o seu veículo em um posto de combustível confiável é ainda mais crucial. Isso pode evitar problemas como combustível adulterado, que pode prejudicar o desempenho do motor e até causar danos ao veículo.