Muitas pessoas têm buscado saber o que é lacração. A palavra tem sido muito utilizada nas redes nos últimos tempos, principalmente quando se trata de defesa à minoria. Contudo, o termo, que era tratado de forma positiva, agora, ganhou força como sendo algo negativo.
Se você quer saber o que é lacração, como essa palavra surgiu e por que ela ganhou força de forma negativa, então, continue a leitura deste post.
Qual a definição de lacração?
Lacração é uma gíria da Geração Z usada para descrever um ato ou performance excepcional e impressionante, que causa um grande impacto positivo e destaca a pessoa que o realiza.
O termo lacrar surgiu em 2013 nos ambientes LGBTs, quando a Youtuber Romagaga soltou a palavra nas redes como uma forma de elogiar o novo álbum da Beyoncé na época. Em um de seus vídeos, a influencer falou sobre o lançamento e disse: “Novo álbum da Beyoncé lacrou o c* de todas as inimigas”. Depois, continuou dizendo: “Beyoncé samba, tá querida? Beyoncé reina! Beyoncé lacra”.
Foi dessa forma que surgiu a expressão lacrar e suas variações: lacrou, lacração, entre outras. A partir daí, a palavra foi muito utilizada pelo clube LGBT para elogiar algo ou alguém, sendo sinônimo de arrasar, mandar bem, entre outros termos.
O que é a cultura da lacração?
A cultura da lacração é caracterizada por expressões autênticas e impactantes, sem espaço para negatividade, retaliações ou exploração de oportunidades de forma antiética. É por meio do diálogo e do respeito mútuo que diferentes grupos sociais podem construir uma cultura baseada em princípios sólidos e justiça.
Trata-se de uma tendência social, especialmente nas redes sociais, em que as pessoas buscam se destacar e impressionar os outros por meio de atos, discursos ou performances marcantes, valorizando a autenticidade, confiança e impacto.
Por que lacração virou crítica?
De uns tempos para cá, os brasileiros usam a palavra lacração como forma de crítica a quem promove discursos em defesa da minoria, por exemplo. Além disso, o termo começou a ser praticado também durante brigas políticas nas redes sociais.
Separamos algumas das frases usadas como forma crítica do termo lacração. Confira!
Quem lacra não lucra
A frase “quem lacra não lucra” traz referência às empresas que fazem campanha às minorias.
Algumas das campanhas de empresas criticadas são:
- propaganda da Burger King que mostrava crianças falando sobre homossexualidade, em junho de 2021;
- processo de seleção de trainees do Magazine Luiza que aceitava apenas candidatos negros, em setembro de 2020;
- comercial da Natura de Dia dos Pais feito com o ator transexual Thammy Miranda, em 2020.
Essas campanhas receberam inúmeras críticas na internet com hashtags críticas, como: #BurguerKingLixo e #BoicoteNatura. Já em relação à Magazine Luiza, pessoas chegaram a dizer ser um “marketing da lacração”.
Essas avaliações negativas por parte dos brasileiros ficaram sempre ligadas à frase “quem lacra não lucra”. Contudo, especialistas afirmam que esses tipos de boicotes não afetam nos ganhos das empresas.
Turma da lacração
“Turma da lacração” é uma frase que tem ganhado força nos últimos tempos. Ela se refere às pessoas que saem em defesa das minorias nas redes ou em qualquer outro meio de comunicação.
Como você pôde ver neste post, a expressão lacrar surgiu no ambiente LGBT como uma forma de elogiar algo ou alguém. Entretanto, ela passou a ser usada de forma crítica e negativa, justamente contra as empresas e pessoas que defendem as minorias.