A ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, confirmou que a conta de luz de novembro virá com a bandeira amarela em razão da melhora das condições de geração de energia no país. Isso quer dizer que será cobrada uma tarifa de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
Em outubro, a bandeira foi vermelha, patamar 2, em que era cobrada uma tarifa de R$ 7,887 a cada 100 kWh consumidos. A mudança para a bandeira amarela se deu pelo aumento do volume de chuvas e a consequente redução do preço para gerar energia.
O que significa bandeira amarela na energia?
A bandeira amarela na energia elétrica indica um custo extra na conta de luz devido às condições desfavoráveis para a geração de eletricidade, especialmente em hidrelétricas. Quando ativada, ela aplica um valor fixo adicional por cada 100 kWh consumidos.
Quando a bandeira amarela é acionada, a situação dos reservatórios é menos favorável, mas ainda não crítica, e isso gera um custo extra para o consumidor. Esse sistema de bandeiras tarifárias — verde, amarela e vermelha (patamares 1 e 2) — foi criado para sinalizar o custo de geração de energia conforme a situação dos reservatórios das hidrelétricas e a necessidade de ativação de usinas termelétricas, que têm custo mais alto.
Essa cobrança ajuda a cobrir os gastos com a produção de energia mais cara, como a das termelétricas, e incentiva a população a reduzir o consumo de energia.
Qual a bandeira de energia atual em 2024?
A ANEEL confirmou que o mês de novembro de 2024 terá bandeira amarela na conta de energia, em razão da melhora das condições de geração de energia no país.
A bandeira ficou verde de abril de 2022 a julho de 2024, quando passou para a bandeira amarela. Em agosto, voltou a bandeira verde, passando para vermelha, patamar 1, em setembro, e vermelha, patamar 2, em outubro.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou que “o sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática do setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia”.
LEIA TAMBÉM:
Até quando vai a bandeira amarela?
A ANEEL não informou até quando vai a bandeira amarela, apenas confirmou que ela será aplicada no mês de novembro de 2024. Entretanto, a conta de luz deve ficar mais cara até o final de 2024, com a cobrança das bandeiras tarifárias.