Até domingo, 16 de fevereiro de 2025, a BR-381 passará por Manutenção no trecho entre Governador Valadares e Caeté, em Minas Gerais. Devido à programação, o trânsito funcionará em Pare e Siga, causando interferências no tráfego.
Desde Governador Valadares (MG), no km 153, até o km 426, em Caeté (MG), a Concessionária de Rodovia Nova 381 fará a limpeza e recuperação de calhas de drenagem em 30 pontos, nos dois sentidos da pista.
Serão sete pontos de recuperação de pavimento rígido, entre os km 412 e 417, em Nova União (MG), no sentido Bom Jesus do Amparo – Caeté (Leste). Os reparos localizados no pavimento abrangem o trecho de Belo Oriente (MG), nos dois sentidos da pista, entre os km 222 e 229.
As frentes de trabalho também estarão mobilizadas para serviços de melhorias na sinalização de solo e de placas. A concentração nesta semana será na altura do município de Antônio Dias (MG), entre os km 285 e 287, nos dois sentidos.
Todos os serviços exigirão a mobilização de Pare e Siga. Pelo sistema, o tráfego é direcionado para uma faixa, em sentidos alternados. A recomendação ao motorista é reduzir a velocidade, atentar-se à sinalização e aos comandos de homens-bandeiras e aos comandos de parada. Em caso de chuva, o cronograma de reparos poderá sofrer alterações.
Assinatura do contrato de concessão da BR-381
Em 22 de janeiro de 2025, a Concessionária de Rodovia Nova 381 assinou o contrato de concessão da BR-381, em Minas Gerais. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro dos Transportes, Renan Filho, de diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do diretor-presidente da Nova 381, Marcelo Boaventura.
O contrato prevê 30 anos de gestão com investimentos previstos de mais de R$ 9 bilhões e estimativa de geração de 80 mil empregos diretos e indiretos. A Nova 381 é responsável pela operação de 303,4 quilômetros da BR-381, que se estende do km 450+540, em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262/MG (acesso a Sabará), até o km 150, no entroncamento com a BR-116/MG, em Governador Valadares.
Sobre o Plano de 100 dias
A Nova 381 assumiu a concessão da BR-381 com o compromisso inicial de executar melhorias na estrutura dentro de 100 dias. Integram o plano de intervenções melhorias no pavimento, roçada da faixa de domínio, reparos iniciais em pontes e viadutos, limpeza das pistas e drenagens superficiais, além de serviços de sinalização vertical e horizontal.
*Conteúdo enviado pela assessoria de imprensa