A superlua azul poderá ser vista a olho nu de qualquer lugar do Brasil na noite desta segunda-feira, 19 de agosto de 2024. Trata-se de uma lua mais brilhante e cheia.
O fenômeno acontece quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra, chamado de perigeu. Essa proximidade faz com que a Lua pareça maior e mais brilhante no céu.
Quer saber o que é a superlua azul e como ver esse fenômeno na noite desta segunda-feira (19) para tirar uma foto? Então, continue a leitura!
O que é superlua azul?
A superlua azul é um fenômeno astronômico que ocorre quando temos duas luas cheias em um único mês. O termo “superlua” acontece quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra, chamado de perigeu. Essa proximidade faz com que a Lua pareça maior e mais brilhante no céu. Já o termo “azul” surgiu nos anos 1883 e 1951, quando ela parecia ter realmente a cor azulada.
Apesar do nome, a Lua não adquire uma tonalidade azul. Essa combinação de fatores – a Lua cheia, o perigeu e a ocorrência de duas luas cheias em um mês – torna a superlua azul um espetáculo celestial que encanta observadores de todo o mundo.
Quando será a próxima superlua azul?
A próxima superlua azul acontecerá nesta segunda-feira, 19 de agosto de 2024. Ela poderá ser vista de qualquer localidade do Brasil, sem a necessidade de equipamentos especiais.
LEIA TAMBÉM:
Que horas ver a superlua azul?
A Lua deve aparecer no céu a partir de 15h25. Porém, a melhor hora para observar a superlua azul no Brasil é logo após o pôr do sol. Nesse momento, a Lua estará mais próxima do horizonte e a refração atmosférica pode fazer com que ela pareça ainda maior e mais brilhante.
Quais são os principais tipos de Lua?
Os principais, e mais conhecidos, tipos de Lua são: Lua de Sangue, Lua Negra, Lua Rosa, Lua de Flor e Lua Azul.
Lua de Sangue
Durante um eclipse lunar total, a Lua pode adquirir uma tonalidade avermelhada, dando origem ao nome “Lua de Sangue”. Essa coloração ocorre devido à dispersão da luz solar pela atmosfera terrestre.
Lua Negra
Existem duas definições para Lua Negra. A primeira se refere à segunda Lua Nova em um mesmo mês calendário, enquanto a segunda se refere à ausência de Lua Nova em um mês. Em ambos os casos, a Lua não é visível no céu noturno.
Lua Rosa
Embora o nome sugira uma mudança na cor da Lua, na verdade, a Lua Rosa não é rosa. O nome é uma referência à flor rosa silvestre, que floresce na América do Norte na mesma época em que ocorre essa Lua Cheia.
Lua de Flor
A Lua de Flor não apresenta uma cor diferente. O nome é uma referência às flores que florescem na primavera em muitas partes do mundo.
Lua Azul
Além da superlua azul, o termo “Lua Azul” também pode se referir à terceira Lua Cheia em uma estação que tem quatro Luas Cheias.