Bluesky: o que é, para que serve e como se cadastrar

Bluesky é uma rede social criada em 2019 pelo cofundador do Twitter. A plataforma recebeu mais de 500 mil novos usuários brasileiros em dois dias.
Usuário no Bluesky

Bluesky é uma rede social que ganhou notoriedade no Brasil, principalmente após a derrubada do X, antigo Twitter, em 31 de agosto de 2024. Criado em 2019 por Jack Dorsey, cofundador do Twitter de 2006, a rede social se tornou uma nova opção aos usuários.

Quer saber como ele funciona, para que serve e como criar a sua conta? Então, continue a leitura deste conteúdo. 

O que é Bluesky?

Bluesky é uma rede social descentralizada que foi desenvolvida como uma alternativa às plataformas tradicionais. Seu objetivo é oferecer aos usuários maior controle sobre suas interações online, permitindo que eles escolham quais algoritmos visualizam e como seus dados são gerenciados.

Quem criou o Bluesky?

O Bluesky foi criado por Jack Dorsey, cofundador do Twitter. A iniciativa começou como um projeto interno do Twitter em 2019, quando Dorsey anunciou o plano de desenvolver uma rede social descentralizada. A ideia era criar uma plataforma que permitisse maior liberdade de expressão, controle de dados e transparência, superando as limitações das redes sociais tradicionais.

Para que serve o Bluesky?

O Bluesky serve como uma plataforma de rede social projetada para oferecer aos usuários mais controle e liberdade na forma como interagem online. Ele foi criado para superar as limitações das redes sociais tradicionais, oferecendo uma experiência mais aberta e descentralizada.

LEIA TAMBÉM:

Como funciona o Bluesky?

O Bluesky funciona como uma rede social descentralizada, oferecendo uma experiência diferente das plataformas tradicionais. Ele permite que os usuários compartilhem tanto fotos quanto textos, com limite de 300 caracteres. As pessoas também podem repostar o conteúdo de outros usuários, similar ao recurso de retweet no X, antigo Twitter.

A principal diferença da plataforma é que ela permite aos usuários escolherem quais algoritmos desejam usar para organizar e apresentar conteúdo. Em vez de um único algoritmo centralizado controlando o que os usuários veem, a rede social oferece a possibilidade de escolher entre diferentes opções, ou até mesmo criar e compartilhar algoritmos próprios.

A rede social funciona de forma descentralizada usando uma tecnologia chamada AT Protocol (Protocolo de Transferência Autenticada), que permite que diferentes servidores e redes se conectem entre si. Isso quer dizer que, ao contrário das redes sociais tradicionais, em que tudo acontece em uma única plataforma controlada por uma empresa, no Bluesky os usuários podem se conectar a vários servidores diferentes, cada um com suas próprias regras e comunidades, mas ainda assim conseguem se comunicar uns com os outros.

Além disso, a rede social oferece aos usuários maior controle sobre seus dados e privacidade. Eles podem decidir onde seus dados são armazenados, quem tem acesso a eles e como esses dados são usados, promovendo uma experiência mais transparente e personalizada.

Como ganhar convites no Bluesky?

Não é mais necessário ter convite para entrar no Bluesky. Inicialmente, o acesso à rede social era restrito e exigia um convite para criar uma conta. No entanto, não há mais restrição, permitindo que qualquer pessoa interessada se inscreva e comece a usar a plataforma.

Para se tornar um usuário da rede social, basta visitar o site oficial e se inscrever para criar sua conta. A mudança para acesso aberto visa expandir a base de usuários e permitir que mais pessoas experimentem as características únicas da plataforma, que promete oferecer uma nova perspectiva nas redes sociais.

Como entrar para o Bluesky?

  1. Acesse o site oficial do Bluesky (https://bsky.app/) ou faça o download do aplicativo no Google Play e App Store.
  2. Clique em “Inscrever-se” no site ou “Criar uma nova conta” no aplicativo.
  3. Escolha o provedor de hospedagem, se Bluesky Social ou um customizado.
  4. Informe seu e-mail, senha e data de nascimento.
  5. Crie o seu nome de usuário.
  6. Selecione os conteúdos que interessam você.
  7. Você já pode usar a rede social.

Tem Bluesky em português?

Sim, o Bluesky tem uma versão em português do Brasil. Por padrão, o aplicativo e o site oficial abrem em inglês. Porém, é possível mudar a língua para português. 

Como colocar o Bluesky em português?

Você pode colocar o Bluesky em português na página inicial, antes de fazer o cadastro ou login. Basta clicar abaixo dos botões “Sign up” e “Sign in”. Também é possível mudar para português nas configurações da rede social, após fazer o login. Na página inicial, clique no menu, na parte superior à esquerda e vá em “Configurações”. Em “Idiomas”, selecione “Português (BR) — Portuguese (BR)”.

Brasileiros migraram para Bluesky após suspensão do X

Os usuários brasileiros migraram para o Bluesky após o X ser derrubado no Brasil com a decisão do ministro Alexandre de Moraes. A própria plataforma deu as boas-vindas aos brasileiros após a rede social crescer no Brasil.

“Brasil, você está estabelecendo novos recordes de atividade no Bluesky!”, escreveu a rede social. Depois, o perfil oficial postou que mais de 500 mil novos usuários brasileiros se registraram nos últimos dois dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Resultado da Mega-Sena 2835 hoje, 01/03: veja os números

Resultado da Mega-Sena 2835 hoje, 01/03: veja os números

Aposta única de São Miguel do Araguaia (GO) levou o prêmio de R$ 41.734.619,60 da Mega-Sena 2835. Os seis números foram sorteados neste sábado.
plugins premium WordPress

Crypto wallet - Game Changer

Questions explained agreeable preferred strangers too him beautiful her son.