Comunicado da Neon revela cópia indevida de dados pessoais dos clientes

A Neon comunicou os clientes por e-mail sobre a cópia indevida. As últimas informações foram enviadas no sábado, 15 de fevereiro.
Aplicativo Neon no celular
Aplicativo Neon, instituição de pagamentos — Foto: Divulgação / Neon

A Neon comunicou seus clientes por e-mail sobre uma possível cópia indevida dos dados pessoais. Uma primeira notificação foi enviada pela fintech no dia 12 de fevereiro, informando que tiveram conhecimento da cópia não autorizada de dados de uma parte dos clientes.

No e-mail, a Neon informou que os dados em questão “não permitem acesso às contas bancárias” e que “não é possível realizar transações através deles”. Nesse primeiro comunicado, a fintech havia dito que não tinha confirmação da divulgação dos dados. 

“No entanto, pedimos que fique atento(a) a comunicações suspeitas ou tentativas de golpes. Se você tiver qualquer dúvida, sinta-se à vontade para nos contatar através dos canais oficiais disponíveis em nosso app”, escreveu a Neon por e-mail.

A instituição de pagamentos afirmou aos clientes que as suas equipes estavam trabalhando para garantir a segurança dos dados dos clientes e “implementando as medidas necessárias para prevenir qualquer acesso indevido no futuro”.

Novo comunicado é enviado aos clientes

No último sábado, 15 de fevereiro, a Neon enviou um novo comunicado aos clientes sobre a cópia indevida de dados pessoais. No texto, a fintech detalhou que tomou conhecimento do incidente no dia 9 de fevereiro e informou quais dados foram copiados.

Por e-mail, a Neon informou que identificou acesso e cópia dos seguintes dados pessoais dos clientes:

  • Nome
  • CPF
  • Telefone
  • E-mail
  • Nome do pai
  • Nome da mãe

Segundo a fintech, “trata-se de dados cadastrais que são classificados como simples (gerais) nos termos da legislação aplicável”.

Ainda de acordo com a Neon, o acesso e a cópia dos dados pessoais dos clientes foram feitos mediante “exploração da credencial de sistema interno atribuída a parceiro, com a utilização de técnicas avançadas”.

No texto, a instituição de pagamentos destacou que os dados financeiros dos clientes não foram acessados e que os fatos ocorridos “não permitem acesso às contas bancárias nem possibilitam a realização de transações”.

A Neon ainda alertou os seus usuários a ficarem atentos a possíveis comunicações suspeitas, especialmente que demandem “acesso a links, a realização de download de arquivos e que solicitem qualquer providência com urgência”.

Veja e-mail na íntegra da Neon

Prezado(a) Cliente,

Em 09/02/2025, a Neon tomou conhecimento de uma possível cópia indevida de dados pessoais de seus clientes e iniciou imediatamente as investigações para confirmar a sua ocorrência e avaliar a sua extensão.

Assim, prezando pela responsabilidade e transparência, a Neon informa que identificou acesso e cópia de seus seguintes dados pessoais: nome, CPF, telefone, e-mail, nome do pai e nome da mãe. Tratam-se de dados cadastrais que são classificados como simples (gerais) nos termos da legislação aplicável.

A Neon verificou que o acesso e a cópia ocorreram mediante exploração da credencial de sistema interno atribuída a parceiro, com a utilização de técnicas avançadas. A Neon acionou os protocolos de segurança e adotou as medidas necessárias para impedir novos acessos indevidos e está realizando o monitoramento constante das redes, sendo que, até o momento, não identificou a divulgação pública dos dados pessoais impactados.

É importante destacar que seus dados financeiros não foram acessados e que os fatos ocorridos não permitem acesso às suas contas bancárias e nem possibilitam a realização de transações.

Nossa equipe permanece investigando o ocorrido e está adotando todas as medidas necessárias para garantir a proteção de seus dados pessoais. Permaneceremos vigilantes e monitorando a situação de maneira rigorosa.

Reforçamos que sua conta permanece segura: nenhuma ação é necessária em relação a sua conta.

Alertamos para que esteja atento(a) a possíveis comunicações suspeitas, especialmente que demandem o acesso a links, a realização do download de arquivos e que solicitem qualquer providência com urgência.

Caso tenha quaisquer dúvidas, estamos à disposição para atendê-lo(a) através do canal oficial, disponível em nosso aplicativo.

Atenciosamente, 

Equipe Neon.

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