O spyware é um software espião que pode ser instalado em qualquer dispositivo. Por meio dele, criminosos têm acesso a informações sigilosas dos usuários, como dados bancários, pessoais ou senhas.
Ele é um tipo de malware que fica escondido, sem que ninguém perceba a sua presença. Alguns deles conseguem até mesmo ativar as câmeras e microfones dos dispositivos para poderem ver e ouvir tudo o que as pessoas estão fazendo.
Quer saber mais sobre como o spyware é instalado e o que fazer caso o dispositivo seja infectado? Então, continue a leitura deste artigo!
O que é spyware?
Spyware é um tipo de software malicioso projetado para coletar informações de um dispositivo e os dados pessoais de um usuário sem o seu conhecimento ou consentimento.
O spyware pode se infiltrar em computadores, smartphones ou outros dispositivos eletrônicos por meio de downloads de programas, e-mails infectados ou visitas a sites maliciosos.
O que o spyware pode fazer?
O spyware pode monitorar as atividades online do usuário, capturar dados sensíveis como senhas, informações de cartão de crédito e históricos de navegação. Alguns tipos também podem alterar as configurações do sistema, reduzir o desempenho do dispositivo e até mesmo permitir que hackers controlem o dispositivo remotamente.
LEIA TAMBÉM:
Como um spyware ataca?
Um spyware ataca ao se infiltrar em um dispositivo por meio de downloads de software, anexos de e-mail, links maliciosos, vulnerabilidades do navegador ou downloads de redes P2P e torrents. Após a instalação, ele pode monitorar a atividade do usuário, capturar dados sensíveis e até controlar o dispositivo remotamente.
Esse malware também pode infectar os dispositivos por meio do vírus trojan, mais conhecido como cavalo de troia. Além disso, o usuário pode ser vítima de um marketing enganoso ou da vulnerabilidade de segurança, como conectar em um wi-fi gratuito e público.
Importante destacar que o spyware também pode ser usado para fins legais, como coletar informações sobre os costumes de quem utiliza o dispositivo, os hábitos online e o direcionamento de anúncios, e enviar para as empresas de publicidade. Dessa forma, as pessoas recebem propagandas específicas do que pesquisaram na internet.
Porém, quando utilizado por criminosos, informações confidenciais ficam de posse deles. Além disso, nos dispositivos móveis, eles podem ter acesso à localização do aparelho via GPS, comandar operações e enviar ataques à organização em que o usuário trabalha, por exemplo, por meio de brechas no sistema operacional.
Como detectar um spyware?
Maneiras para detectar um spyware:
- aparelho mais lento que o normal;
- mensagens de erro aleatórias em aplicativos que nunca tiveram problemas antes;
- exibição de muitas janelas pop-ups;
- dispositivo congelado ou com muitos travamentos frequentes;
- ícones novos ou suspeitos aparecendo na barra de tarefas.
Como se livrar de um spyware?
Para se livrar de um spyware, você precisa ter um antivírus que contenha um escaneador desse tipo de malware. Caso seu dispositivo esteja infectado, é importante isolar o hardware infectado. Depois, basta utilizar um software de confiança para removê-lo.
Porém, há maneiras também de se evitar a sua propagação. Alguns cuidados são importantes para não ter informações sigilosas divulgadas a cibercriminosos.
Cuidados para não ser infectado com spyware
- Use um antivírus que tenha recursos anti-spyware.
- Não faça download de anexos de e-mails suspeitos.
- Não clique em propagandas suspeitas e mantenha os navegadores atualizados e protegidos.
- Tome cuidado com links suspeitos, seja em sites duvidosos, seja em SMS de números desconhecidos.
- Mantenha todos os seus dispositivos eletrônicos atualizados.
A internet está cada vez mais acessível a todos e, consequentemente, mais perigosa. Por isso, todo cuidado ainda é pouco. Tenha atenção para que o seu aparelho não seja infectado por um spyware.